Receita de Pão Integral com Linhaça, Aveia, Chia e Gergelim
Tempo de Preparo
Porções
Dificuldade
Descrição
Dependendo da maneira que você consome e do tipo, o pão pode ser o vilão, mas também pode ser o mocinho em uma dieta. Claro, se você comer um pão branco, sem fibras, sem sementes e em todas as refeições, provavelmente, a sua balança vai aumentar alguns números e ninguém quer isso, não é mesmo?
Já um pão que possua nos seus ingredientes produtos integrais, sementes e fontes de fibra, ingerido em quantidades adequadas à sua dieta, lhe trará uma sensação de saciedade, ou seja, você ficará satisfeito mais rápido e demorará mais para ter fome novamente, já que o alimento será digerido mais devagar no seu organismo. Essa sensação se dá pela maior quantidade de fibras no pão, devido a farinhas integrais e sementes, que também lhe ajudarão no trato intestinal.
Essa receita rende, em média, 6 pães de 45 gramas.
Corte do pão
Ingredientes
- 110 gramas de farinha de trigo branca;
- 50 gramas de farinha de trigo integral;
- 15 gramas de farinha de aveia ou aveia em flocos finos;
- 15 gramas de chia;
- 15 gramas de linhaça;
- 15 gramas de gergelim;
- 15 gramas de fermento biológico fresco ou 5 gramas de fermento biológico seco;
- 10 gramas de açúcar mascavo;
- 40 ml de leite desnatado;
- 40 ml de água;
- 15 ml de azeite;
- 1 ovo (clara na massa, gema para pincelar);
- 1 colher de chá de sal;
- Manteiga, o quanto baste.
Modo de Preparo
- Em um recipiente grande, coloque o fermento fresco e o açúcar mascavo, mexendo com uma colher até que vire um líquido (caso seja fermento seco, só misturar os dois ingredientes rapidamente).
- Acrescente na mistura o leite, a água, o azeite, a clara do ovo e misture.
- Acrescente a aveia, a chia, a linhaça e o gergelim à mistura.
- Acrescente as farinhas e o sal.
- Sove até desgrudar da mão. Caso você tenha dificuldade, vá acrescentando mais farinha aos poucos, até que desgrude.
- Coloque um pano no recipiente e deixe descansar por meia hora.
- Depois de descansar, divida a massa em bolinhas iguais e molde no formato desejado.
- Coloque em uma forma untada com manteiga e farinha e coloque os pães.
- Pegue um pincel e pincele os pães com a gema batida.
- Coloque no forno desligado e deixe descansar por mais uma hora.
- Asse em forno a 200°C até que fique bem douradinho.
- Com os pães ainda bem quentes, pegue um pincel e passe manteiga em cima dos pães para que eles fiquem com a casquinha bem macia. Isso é opcional, mas fica muito bom!
Dicas
- Faça um café para acompanhar seu pão novinho e saudável.
- Você deve ter observado que nesse pão também temos farinha de trigo branca nos ingredientes. A farinha branca dá a maciez que o pão precisa e esse aqui fica muito fofinho! Mas, mesmo com a presença da farinha branca na receita, temos vários outros ingredientes que acrescentam a quantidade necessária de fibras, vitaminas e nutrientes que fazem muito bem à saúde e também trazem saciedade. Caso você queira, pode fazer o pão totalmente integral ou com outra farinha da sua escolha no lugar da farinha de trigo branca, mas o pão ficará bem duro.
- Veja mais receitas pães.
Segue abaixo uma lista dos principais ingredientes do nosso pão e seus principais benefícios:
- Farinha de trigo integral: A farinha integral é considerada mais saudável por possuir em sua composição mais fibras e nutrientes do que a farinha branca. Isso ocorre, pois a farinha integral não passa pelo processo de refinamento como a branca e, assim, o germe do trigo e seus nutrientes (proteínas, minerais, vitaminas e fibras) são preservados. A inserção de fibras na alimentação ajudam a diminuir o colesterol, redução da diabetes tipo 2, doenças do coração, entre outros;
- Linhaça: A linhaça é a semente do linho, que é encontrada na humanidade há milhares de anos. É considerado um alimento funcional, pois é fonte de fibras alimentares, proteínas e ácidos graxos poli-insaturados, que nada mais são do que os ômega 3, 6 e 9, são as chamadas gorduras boas. Além disso, a linhaça ainda é rica em vitaminas A, E, B1, B6 e B12 e também possui muitos nutrientes como o potássio, magnésio, fósforo, ferro, cobre, zinco, manganês e selênio;
- Gergelim: o gergelim é uma excelente fonte de proteínas, rico em gorduras do bem e possuem fibras em grande quantidade. É rico em cálcio, ajudando no controle da massa corporal gorda, além de possuir alto teor de fósforo, ferro e vitaminas do complexo B. Como benefícios são destacados o fortalecimento dos tendões e ossos, tonificação do fígado e do rim, evita a queda e o branqueamento precoce dos cabelos e melhora a elasticidade da pele, devido ao forte poder antioxidante exercido nas células;
- Chia: na chia são encontrados ácidos graxos poli-insaturados essenciais (gorduras boas), fibras, proteínas e vários nutrientes. Mas sua característica mais destacada é a capacidade de favorecer o emagrecimento, pois proporciona sensação de saciedade. Isso ocorre porque suas fibras absorvem muita água, transformando-se em um gel e esse processo dentro do organismo faz com que o estômago dilate, dando a sensação de “barriga cheia”, além de regular o colesterol e fortalecer o sistema imunológico. A chia contém carboidratos que são considerados de baixo índice glicêmico, evitando picos de insulina e também é uma fonte natural de antioxidantes que ajudam na prevenção do envelhecimento;
- Aveia: a aveia é um cereal muito nutritivo, que possui cálcio, ferro, proteínas, vitaminas (B e E, na sua maioria) e fibras. As fibras da aveia ajudam no bom funcionamento intestinal, e a regulação dos níveis de colesterol. Além disso, podemos citar o combate a infecções, controle de açúcar no sangue, controla a pressão arterial e acalma a pele em casos de eczemas, dermatites atópicas e urticárias.
- Azeite de oliva extra virgem: o azeite de oliva tem como principal benefício à capacidade de reduzir o colesterol ruim (LDL) e também aumenta o colesterol bom (HDL), isso ocorre pela presença do ômega-9 em sua composição. Além disso, protege o cérebro e os ossos e combatem a diabetes. Também são ricos em vitamina E e K.