Olá, tudo bem com vocês??? Comigo tudo ótimo!!!
E o horário de verão acabou….Só eu que acho que ele poderia durar o ano todo???
E como foi o carnaval? Vieram alguns quilinhos com folia? Bom agora que o ano começou oficialmente, tá na hora de começar a dieta oficialmente também, não é mesmo???
A receita de hoje é uma daquelas que surpreende positivamente! Umas das melhores receitas que já fiz e é daquele tipo que eu mais gosto: Parece gordice, mas não é! É uma esfiha feita com batata doce e farinhas integrais que não perde nada MESMO pra original!
Quer saber como fazer essa delícia, então confere aqui embaixo a receita!
Ingredientes:
1 xícara de batata doce cozida;
1/4 de xícara de farinha de aveia;
1/4 de xícara de farinha de trigo integral;
4 gemas;
1 colher de sopa de azeite de oliva;
1/2 colher de sopa de fermento químico;
1 colher de chá rasa de sal.
Modo de preparo:
Primeiramente, vamos ao cozimento da batata doce. Escolha uma batata doce que seja do tipo branca, eu usei a polvilho. Lave bem a batata, embrulhe em papel alumínio e coloque no forno ou airfryer. Quando você conseguir espetar um garfo com facilidade, é porque a batata está cozida. Não cozinhe a batata diretamente na água, pois absorve muita água o que dificulta a preparação da receita.
Depois da batata assada, ainda morna, retire a casca e amasse bem com o auxílio de um garfo ou de um espremedor de batatas. Deixe esfriar um pouco, acrescente o azeite e três das quatro gemas. Misture bem, acrescente o sal e a farinha de aveia, depois acrescente o fermento e vá acrescentando aos poucos a farinha de trigo. Vá amassando a massa com a mão até que chegue no ponto que é uma massa super maleável que não gruda na mão. Se necessário, vá acrescentando mais um pouco de farinha, mas no meu caso deu bem certinho. Feito isso, deixe uns 10 minutos na geladeira para ficar bem firme e utilize esse tempo para escolher o recheio.
Eu fiz dois recheios, carne moída bem sequinha com ovo e um toque de hortelã, porque esfiha tem que ter hortelã e o outro recheio que me surpreendeu foi queijo, requeijão e molho pesto caseiro. Nesse caso, oriento que não coloque muito requeijão porque vazou, utilize só para dar a liga entre os ingredientes. Mas o tipo de receita, fica a teu critério, pode ser frango, atum, brócolis, vai da sua criatividade e do que você tem na geladeira.
Depois de definir os recheios, pegue a massa e divida em bolinhas. Peque um saco plástico e corte as laterais, coloque a bolinha dentro e com o auxílio de um rolo de macarrão ou copo ou garrafa, estique a massa até que ela fique entre 1 e 2 milímetros de espessura, ou seja, não pode ficar muito grossa, mas também não pode rasgar de tão fina.
Coloque o recheio no meio e com o auxílio do saco de plástico, vá fechando no formato de uma esfiha, igual a da foto. Feito isso, pincele com a última gema e coloque no forno pré aquecido a 180ºC, até que fique bem douradinho!Renderam 8 esfihas.
Gente, sério, é muito bom! Ainda mais que eu sou a tarada do salgadinho. A batata doce fica praticamente imperceptível! Vale muito a pena fazer!
Fez a receita e postou nas redes sociais? Então usa a hashtag #crepiocafitoficial para a gente saber como ficou! Dicas, dúvidas, críticas ou sugestões, deixa um comentário, teremos o maior prazer em te responder! E o mais importante, lembre-se de curtir as nossas páginas no Facebook e no Instagram, além de compartilhar com todos os seus amigos! Isso é muito importante para que o nosso trabalho seja divulgado para mais pessoas!
Um beijão e uma ótima semana a todos!